A Constituição cidadã brasileira assegura direitos iguais a toda população. Contudo, isso nem sempre acontece, tendo em vista o crescimento no número de feminicídios. Desse modo, a cultura de superioridade do homem prevalece, mesmo sendo ilegal, e fere os direitos humanos, causando a morte de milhares de mulheres simplesmente pelo gênero. Logo. (Vírgula) é necessário práticas educacionais que mitiguem a problemática.
É indubitável que o machismo é uma questão cultural que vem desde as primeiras civilizações. (Vírgula) Pois na Grécia antiga, por exemplo, as mulheres atenienses não eram consideradas nem mesmo cidadãs (Explique mais). Com o passar do tempo a figura feminina foi ganhando espaço e reconhecimento na sociedade (De que maneira isso foi possível? Evidencie essa ideia no texto). Entretanto prevalece um pensamento arcaico sobre as mulheres no Brasil, que abre portas ao estupro, agressão e assassinato de muitas vítimas. Assim, o feminicídio tem raízes culturais que necessitam ser mitigadas visando uma maior isonomia. (Reestruture as discussões)
Desse modo, a banalidade da supremacia masculina ocasiona a violência contra a mulher. Essa superioridade fica evidente ao observarmos (Evite primeira pessoa), por exemplo, a distinção salarial no ramo profissional, bem como a educação das próprias crianças, em que valoriza-se uma mulher recatada, obediente e do lar. Por conseguinte, muitos homens desenvolvem um sentimento de domínio sobre essas e pensam ter o direito de comandá-las, sendo que uma simples desobediência, vulgaridade ou confronto é motivo de impor sua força. Portanto, é preciso promover a igualdade no cotidiano para diminuir o problema em questão. (Delimite e desenvolva os argumentos)
Destarte, infere-se que é dever do Governo criar programas educacionais, com o auxílio da secretaria de educação, que tenham por intuito promover a igualdade, por meio de atividades recreativas que incentivem a igualdade desde a infância. Tendo em vista que a educação é essencial para romper com a cultura machista brasileira. Outrossim, também é essencial que o poder judiciário impeça e puna qualquer distinção de gênero, seja causada por diferença salarial difamação, entre outras, estimulando a igualdade em todos os setores. Diante disso, haver-se-á uma igualdade real, como preve a Carta Magna, haja vista que ninguém é superior a ninguém. (Reestruture as discussões)
Comentários do corretor
Cuidado para não fugir do tema. Delimite as discussões e desenvolva no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |