Durante muitos séculos a mulher era vista como sexo frágil, incapaz de realizar funções além de cuidar da casa e dos filhos. Ocupando este papel (Vírgula) se tornavam submissas de um poder machista que lhes dizia o que vestir, quando sair e o que dizer. Posteriormente, por meio de lutas conquistaram seu espaço no ambiente comercial, familiar e social contradizendo os preceitos antes disseminados. Entretanto, isto significou para uma parcela da população algo repudiável (Vírgula) surgindo assim o feminicídio, fonte de muita dor para milhares de mulheres no Brasil. (Ideias pertinentes, porém precisam ser reestruturadas)
O assassinato de mulheres pela condição de serem mulheres é denominado feminicídio, termo criado recentemente (Vírgula) mas que representa atitudes que perduram por séculos, em 2013 (Vírgula) por exemplo (Vírgula) aconteceram 533 assassinatos (Vírgula) que podem ser assim caracterizados, sendo praticado majoritariamente por parceiros ou ex-parceiros (Reestruture). No entanto não é somente o feminicídio alvo das preocupações (Vírgula) mas também seus antecedentes, pois em cerca de 80% dos casos as mulheres eram vítimas de violência doméstica e sexual antes do infortúnio. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo. Delimite e desenvolva)
A presença de instituições de segurança pública, o surgimento de delegacias especializadas no atendimento da à mulher, a sansão sanção de leis que às as defende defenda foi foram um importante avanço nesta problemática. Todavia (Vírgula) muitas das vezes todo esse apoio não é sinônimo de práticas eficientes, atendimento eficiente, valorização do ser humano e do fim da violência sexual e doméstica. (Desenvolvimento limitado. Reestruture)
Em suma (Vírgula) a herança misógina, as práticas deficitárias corroboram para a existência (Vírgula) em pleno século XXI (Vírgula) de mulheres submetidas a violência doméstica e sexual. Garantidos por lei (Vírgula) as mulheres possuem igual direito e por isso urge a capacitação de profissionais e a melhoria nas atuais instituições de atendimento a mulher, além de uma mudança na base educacional para erradicação de desigualdade de gênero. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as ideias apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas. Elabore um projeto de texto, o que auxiliará no desenvolvimento das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |