Desde o Iluminismo, (Sem vírgula) entende-se que uma sociedade só progride quando um indivíduo se mobiliza com o problema do outro. No entanto quando se observa o feminicídio, no Brasil, hodiernamente (Evite termos clichês), verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não na prática (Vírgula) e persiste intrinsecamente ligada a realidade do país, (Ponto final) Nesse contexto (Vírgula) destacam-se como causas da violência feminina a sociedade machista e a falta de estruturas especializadas no apoio das mulheres, (Sem vírgula) como um impulsionador desse problema.
É indubitável que a questão social esteja ligada com as causas do problema. O machismo (Desenvolva a ideia de machismo no texto), ainda muito presente na sociedade, é o principal fator do feminicídio. De acordo com Émile Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar (Como essa afirmação se concretiza no contexto do feminicídio?), dotada de exterioridade, generalidade e coercividade. Segundo essa linha de pensamento, a coercitividade impõe aos que integram uma sociedade a cultura de opressão feminina (Reveja essa afirmação), a exterioridade de seguir esses padrões que já foram impostos e a generalidade de opressão coletiva. (Reestruture e desenvolva mais as discussões apresentadas)
Outrossim, destaca-se o frágil sistema de apoio às vitimas. Tal fato se reflete no caso da falta de estruturas especializadas no acompanhamento e apoio das mulheres, haja vista que a denúncia quando efetuada gera constrangimento e as deixa desamparadas. (Desenvolvimento limitado)
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, as Organizações Não Governamentais (ONGs), juntamente com a delegacia da mulher, devem criar casas de acolhimento às para as mulheres vítimas de violência, promovendo a segurança. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e estas mudam o mundo (Em casos de citação use aspas). Logo, o ministério da educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, para a comunidade, com vista a combater o feminicídio, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras. (Reestruture. Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |