Feminicídio, um debate social - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 20/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um país culturalmente patriarcal, (Sem vírgula) porque carrega uma herança de imagem masculina como representação econômica, política e familiar. Por isso os senhores de engenho no período colonial, (Sem vírgula) estabeleceram uma construção social frente uma sociedade ainda em formação. Logo, adentrar em questões envolvendo feminicídio objetiva uma discussão plural, entrelaçando grandes problemas atuais que juntos criam barreiras a esta estância discutida, são eles: desigualdade social, analfabetismo, desemprego e outras políticas públicas precárias. (Reestruture. Cuidado para não fugir do tema)

Nesse contexto, a violência sexual, verbal, moral e psicológica, (Sem vírgula) é uma realidade que acarreta alarmantes índices de homicídios contra as mulheres – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, precisa haver um diagnóstico de situações concretas, buscando entender as situações socioeconômicas, culturais, políticas e religiosas e, dessa forma, equacionar fatores concretos que levam à violência ao sexo feminino (Reformule essa ideia). No entanto, percebe-se a influência cultural-machista cultural machista (Desenvolva essa ideia no texto) como resistência a este cenário injusto, cujos noticiários mostram mulheres buscando proteção policial, mas, (Sem vírgula) às vezes são ignoradas, ou atendidas por autoridades (homens) que já pronunciaram dizeres absurdos, tal qual o juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues, de Sete Lagoas (MG), em que o magistrado qualificou a Lei Maria da Penha de "herética" e "antiética" em 2007. (Reestruture essas discussões)

Ademais, temos (Evite primeira pessoa) a vivência interiorana, principalmente nas regiões do Norte e Nordeste, onde os índices de feminicídio são maiores, pelos dados do Mapa da Violência de 2015 (Complete essa ideia). Além disso, muitos nessas regiões vivem à margem da linha de pobreza e grande parcela de homens e mulheres é são analfabetos, coexistindo desde a infância com brigas familiares, espancamentos entre cônjuges, abusos sexuais e outras problemáticas. Em paralelo, situações como a temática aqui abordada (Evite esse tipo de construção), apenas colabora para violentar cadê  cada vez mais a vida de uma mulher com direitos democráticos. Portanto, é um quadro real e preocupante no país no qual as políticas públicas são ineficazes, quando existem. E somado a corrupção política, o agravo torna-se hiperbólico. (Delimite as ideias apresentadas nesse parágrafo e desenvolva mais)

Com base nessas considerações, medidas são necessárias para resolver o impasse. Embora a Lei Maria da Penha exista para coibir violência contra a mulher, a agressão, selvageria e barbárie ainda ganham espaço no Brasil e óbitos entram para estáticas a cada dia . Então é imprescindível uma revisão normativa, a lei deve fazer-se rigorosa e punitiva em todas as estâncias sociais. Para, enfim, normatizar relações sociais saudáveis, justas e iguais em direito. (Reestruture, pois a proposta está superficial)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto, pois as suas discussões estão limitadas. Além disso, cuidado com o excesso de irformação. Argumente mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200