Os livros “A cor púrpura”, Cinquenta Tons de Cinza” e “Cidade do Sol” são conhecidos por exporem ao público as relações abusivas em seus diferentes contextos, sendo em ambientes abastados ou desvalidos, e em suas diferentes culturas. Essas histórias são comumente ocorridos no cotidiano de muitas mulheres brasileiras, que são vítimas frequentes de violência doméstica, psicológica e sexual. Em uma sociedade culturalmente patriarcal arraigada de machismo, preconceito e conservadorismo, faz-se necessário debates sobre a violência contra a mulher e os métodos (Quais métodos?) com maiores probabilidades para resolver esse empasse.
A taxa de homicídios, estupros, e violência doméstica é altíssima no Brasil, (Ponto final) Isso se deve aos ensinamentos conservadores passados a gerações, as mulheres são educadas a serem submissas e o homem para ser o líder da casa, em alguns casos esse padrão pode possibilitar a desvalorização da mulher por sua aparência física e passividade, por meio de agressões físicas, humilhações e difamações. Muitas mulheres vivem anos nesse contexto por inúmeros motivos, como filhos pequenos, medo do julgamento ao pedir ajuda e muitas ao tentar solicitar assistência, morrem nesse cenário. Essa violência pode advir do companheiro, ex-companheiro e familiares.
A lei Maria da Penha diminui cerca de 10% a taxa de homicídios contra as mulheres dentro das residências, o que significa que essa lei foi responsável por evitar milhares de casos de violência doméstica no País. No entanto, mulheres ainda morrem com a medida preventiva nas mãos, pois deveria ser oferecido apoio multidisciplinar, inclusive psicológico e financeiro, para que a mulher possa tomar a decisão de romper a relação abusiva e tenha condições de se manter fora dela. Muitas mulheres sofrem violações por desconhecidos em lugares públicos (Vírgula) e como argumento usa-se as vestimentas curtas, locais impróprios e horários. São tratadas como meros objetos descartáveis, no qual o agressor ignora qualquer trauma advindo desse episódio. (Reestruture e desenvolva as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Ademais, torna-se necessário mecanismos mais eficazes em defesas das mulheres, desde treinamentos de policiais para um melhor acolhimento das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), a assistência psicológica tanto a vítima quanto para o agressor. Sensibilização por intermédio dos meios de comunicação, na tevê através das novelas, visto que é de grande comoção social. É necessário uma mudança no ensinamentos das crianças realizadas não somente nas escolas, mas também no lar, para isso ocorrer é necessário palestras com psicólogos e professores como forma de orientar os pais a educar os filhos de maneira igualitária visando o respeito, para que as raízes patriarcais, (Sem vírgula) e a descriminação estabelecida a por vários séculos comesse a diminuir e seja possível uma futura estagnação. Na fala de Jean- Paul Sartre (Dois pontos) “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.”
Comentários do corretor
Boas ideias, mas algumas precisam ser reestruturadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |