É inegável que, para alguns, o simples fato de uma pessoa ser mulher a faz condenadora de sua própria morte. Isso se chama feminicídio, que em 2017 matou 946 mulheres apenas por ódio de pela sua condição de gênero. Não é de agora (Evite esse tipo de construção) que pertencer ao gênero feminino venha ser um empecilho para estar em sociedade (Como assim?). (Reformule o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Em primeira análise, vemos (Evite primeira pessoa) que desde os primórdios (Evite expressões clichês) as mulheres são tratadas apenas como objetos. Isso se evidencia até mesmo na bíblia, onde no livro de Lucas diz que (Dois pontos) “Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças.” Elas não tinham voz e nem presença, eram apenas reprodutoras. (Reestruture as ideias desse parágrafo. Desenvolva as discussões)
Em segundo plano, vemos uma grande busca de equidade por meio das mulheres e melhorias significativas. Em contrapartida vê-se uma luta para essa aceitação. Isso se deve ao fato do medo de que muitos, maioria homens, tem de sentirem inferiores ao tal “sexo frágil”. Um exemplo que temos em nosso Brasil é a Dilma Rousseff que deixou bem claro em uma de suas falas (Dois pontos) “Em condições de poder, a mulher deixa de ser vista como objeto frágil e isso é imperdoável. Aí começa a história da mulher dura. É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos.”. (Cuidado para não fugi do tema. Reestruture as discussões)
Levando-se em conta os fatos mencionados, observa-se que fica fora de cogitação (Evite esse tipo de construção) para a ocorrênciade um feminicídio (Como assim?). Para sua redução, ou melhor, abolição, as penas deveriam devem ser mais longas para aqueles que cometessem tal crime. Deveria ter, também, palestras incentivadoras a equidade de homens e mulheres, principalmente nas escolas. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Estruture as discussões, pois estão confusas e superficiais. Além disso, estude coesão e coerência. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |