Mesmo com a vigente lei Maria da Penha, com as crescentes ondas de protestos feministas e com a catalogação de crime hediondo, o feminicídio ainda é um severo debate sobre a violência com contra as mulheres desse país. Ao tentarmos (Evite primeira pessoa) descobrir os motivos para tal violência, descobrimos então que, (Sem vírgula) a cultura brasileira e os descasos das nossas autoridades são os fortes colaboradores. Portanto, a própria sociedade que julga este crime como sendo um ato bárbaro contra a alma feminina, é a principal fomentadora para o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). (Reestruture as ideias desse parágrafo)
A cultura brasileira é culpada pelos crimes de feminicídio, pois nela existe a prática machista exercida pelos homens contra o sexo oposto (De onde surge isso? Faça uma retomada histórica). Essa mesma prática subjuga, ofende, ameaça, controla, agride e ceifa a alma feminina que não tem se quer nenhuma chance de defesa (Reestruture). Além disso, neste país, há a cultura da inversão de valores, por exemplo, se uma mulher é vitimada por meio de abuso sexual, a nossa fria e cruel sociedade, (Sem vírgula) põe a culpa na mulher como se as vestes que a mesma utilizasse seduzisse o agressor a praticar tal ato, como na verdade o culpado é o homem. Essa cultura de valores inversos acaba por tornar o homem a vítima e a mulher a vilã da historia. Logo, a cultura nacional é uma grande genocida de mulheres. (Reestruture as ideias apresentadas, sobretudo a que aborda a noção de "inversão de valores")
As nossas autoridades também são réus nesse crime, justamente por agirem com completo descaso (Reestruture). Isso é notório quando uma vítima de agressão procura uma delegacia de mulher, quando a mesma chega ao local, ela e se depara com o despreparo dos agentes em atendê-la e com a falta de proteção ao sair de lá (Abordagem superficial). É ai que mora o perigo (Marca de oralidade), pois é devido a essa inexistência de preocupação que acaba dando a chance ao agressor de fazer algo bem pior com a vítima. As autoridades também pecam por não expedir mandatos de prisão para a grande maioria dos agressores. Ela também não soluciona todos os casos da violência contra o gênero oposto, configurando-se (Vírgula) com isso, uma sensação de impunidade tanto para os familiares quanto para o restante do público feminino. Desse modo, o descaso das autoridades só faz crescer a taxa de extermínio do gênero feminino na qual avança a cada ano desenfreadamente neste país. (Reestruture)
Sendo assim, a sociedade constitui-se na mais pura hipocrisia, pois a mesma que se diz repudiar o feminicídio, é então a mesma que fomenta para tal crime (Reestruture essa ideia). Devemos então combater esse mal através da modificação da nossa cultura baseada no machismo e na inversão de valores, (Sem vírgula use o ponto final) Já às nossas autoridades, cabe a elas prender todos os agressores de mulheres, solucionar todos os casos desse tipo de crime e inserir o mais rápido possível, assim que as vítimas deixarem a delegacia, todas elas em um programa te proteção. Enfim, todas essas medidas devem por fim ao feminicídio no Brasil. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, sobretudo o desenvolvimento e conclusão. Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das discussões que serão propostas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |