- Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 15/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro ''Hibisco Roxo'', da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi, revela uma sociedade africana em que a mulher que sofre violência no ambiente familiar acaba tendo um final diferente do que ocorre fora do plano ficcional, ou seja, o agressor acaba sendo punido pelo seu crime. É inegável que na sociedade pós-moderna ainda permeia o feminicídio, fazendo com que o enredo do livro da Ngozi seja quase insonhável na realidade, necessitando de medidas para que esse crime seja extinto da sociedade e o ambiente social passe a ser saudável e harmônico. (Excelente parágrafo de introdução)

Em primeiro lugar, é imprescindível  notável que a herança cultural patriarcal do Brasil afeta o cotidiano de várias mulheres, já que desde o Período Colonial o homem tem tomado uma postura que deixa a mulher subalterna a seus atos. Segundo o escritor francês Victor Hugo, (Dois pontos) ''as vezes naufragamos quando acreditamos desembarcar'', isto é, quando relacionado ao feminicídio, não adianta criar várias leis que barram essa concepção patriarcalista e não fazer a devida fiscalização de modo correto, gerando um feito vago, já que deixa os agressores impunes e as mulheres vulneráveis, sendo as leis sem supervisionamento o verdadeiro “náufrago” moderno.

Consequentemente, os assassinatos de mulheres no Brasil ganharam pauta com os veículos de disseminação em massa (Desenvolva mais essa ideia nesse parágrafo), já que antes não tinha tanta visibilidade pela falta de cobrança da população por medidas que acabem com essa violação. O filósofo alemão Christoph Turcke afirma que ''quem não faz propaganda não comunica''. Nesse contexto, é de extrema importância a televisão e o rádio como canais que informem a população sobre a relevância de medidas contra esse crime, ou seja, por meio de debates públicos e eventos culturais que incitem não só a valia acerca do questionamento do feminicídio na contemporaneidade, como também a divulgação de como agir caso ocorra alguma agressão ou violência (Desenvolva essa ideia no parágrafo de conclusão. Isso não significa que você não possa fazer esse tipo de construção, mas que a ideia mencionada anteriomente precisa ser mais desenvolvida no parágrafo).

Torna-se evidente, portanto (Vírgula) que medidas do Governo e das mídias sociais precisam ser estabelecidas para que o feminicídio seja extinto da sociedade. Para isso, o Governo, por meio do Ministério da Justiça adjunto com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, têm tem o débito de garantir que aqueles que praticam tais atos sejam devidamente punidos no Brasil. Além disso, os meios de comunicações em massa associados a voluntários, juntos, (Redundância) podem distribuir panfletos em locais de grande movimentação de pessoas (Vírgula) informando a importância da denúncia como meio de chegar a um bem estar social. Só assim, o livro de nigeriana sairia do plano da ficção e passaria a designar a sociedade atual, tendo como efeito uma sociedade acolhedora e, principalmente, altruísta.
 

Comentários do corretor


Ideias pertinentes ao tema, mas algumas ideias precisam ser mais desenvolvidas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200