Criada em 2015, a lei 13.104 (Feminicídio) foi criada surge para se defender de crimes ocorrentes somente por se ser mulher. Podemos (Evite primeira pessoa) afirmar que segundo o mapa da violência, no Brasil (Vírgula) acontece cerca de 13 homicídios por dia, sendo isso equivalente a mais de 4 mil mulheres mortas por ano. Cabe ressaltar também que violência contra a mulher não é apenas física, mais mas também oral. (Observe que há "quebra" de sentido) Pois ainda hoje existe diferença salarial entre os sexos masculino e feminino. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Em razão disso, podemos citar o caso Eloá Pimentel, uma jovem que foi assacinada assassinada em 2008 pelo ex-namorado Lindemberg Alves. A moça, junto com uma amiga (Vírgula) passou quatro dias em cárcere privado sofrendo agressão física e psicológica. (Não compreende a estrutura do texto)
Ademais, um ponto diferente (Vírgula) mas também válido sobre a violência, é que ela também pode vim por palavras ou desigualdades que enxergamos todos os dias (Desenvolva mais essa ideia no texto). Os cargos mais altos são ocupados por homens, seus salários são maiores mesmo a mulher fazendo as mesmas tarefas. (Desenvolva mais)
Portando, maduras medidas precisam ser tomadas pelo nosso governo para que os índices de feminicídio em nosso país diminua o quanto antes. Uma solução seria reformular leis mais severas para os acusados de tal crime, pois muitas vezes é preciso que sejam denunciados mais de três vezes para que possam ser presos, mostrando assim o descaso com as vítimas. Em consequência, a impossibilidade da retirada da queixa é bastante válida (Vírgula) pois muitas mulheres acreditando em um falso arrependimento voltam atrás. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto, pois o desenvolvimento das discussões está limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |