Apesar da implantação da Lei Maria da Penha em 2006, o feminicídio vem crescendo de maneira contínua. Destarte, urge a necessidade de ampliar o rigor das leis que amparam a população feminina de modo que haja a reversão dessa situação estarrecedora. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
O assassinato é o ponto extremo da violência contra a mulher e (Vírgula) indubitavelmente, o maior problema enfrentado pela sociedade feminina é a impunidade ao agressor. A Lei Maria da Penha pouco se faz presente nesses casos e em uma sociedade em que a mulher não é respeitada, como é a brasileira, requer maior severidade de aplicação dessa e outras leis adjacentes, já que com tamanha impunidade, (Sem vírgula) o agressor se sente livre para agredir, ser detido e solto rapidamente (Vírgula) ou ainda, sequer ser preso. (Apresente dados que comprovem essa afirmação de que as lei é ineficiente)
Outrossim, o feminicídio permanece em tempos hodiernos devido à inferiorização sofrida pela mulher no país. Assassinatos por ciúmes, separação não aceita, por exemplo, são vistos com frequência na mídia e (Vírgula) mesmo assim, a mulher é culpabilizada no ato da denúncia, acusada por exemplo , de provocar o homem e por conseguinte, conferindo à mulher uma imagem submissa (Como assim? Reflita e reestruture), causando tortura física e psicológica à vítima, que se sente inferiorizada. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Logo, é necessário que o Estado aplique corretamente as leis nesse sentido, amparando a vítima e (Vírgula) principalmente, punindo o agressor. Cabe a mídia e a sociedade civil, (Sem vírgula) se unirem para erradicar o machismo e a misoginia, com a primeira promovendo campanhas de conscientização em escolas, pela televisão e a internet (Vírgula) e a segunda, (Sem vírgula) protegendo e defendendo a mulher e seus respectivos direitos, através por meio de manifestações em prol de um Brasil igualitário entre gêneros.
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto. Além disso, apresente mais dados para "ilustrar" o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |