- Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 07/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Alguns anos atrás Maria da Penha sofria duas tentativas de homicídio, numa delas ficou paraplégica. Ela lutou para que o agressor, seu marido, fosse punido. O caso ficou conhecido internacionalmente, uma lei batizada com seu nome foi criada para combater a violência contra as mulheres. Maria da Penha foi mais um dos vários casos de violência que as mulheres sofrem diariamente. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

A maior parte dos casos de violência sofrida pelas mulheres partem de seu companheiro ou ex-companheiro, (Observe a "quebra" de sentido) quando elas vão relatar o problema numa delegacia enfrentam outros problemas como a falta de preparo no atendimento e estrutura, há relatos de mulheres que no ato da denúncia foram debochadas. (Não compreende a estrutura do texto)

Além de não conseguir um bom atendimento nas delegacias, as leis são pouco efetivas aumentando a inseguranças nas denunciantes e contribuindo para o baixo nível de notificação em casos de agressão. (Desenvolva mais, pois a discussão está limitada)

Portanto é importante a criação de delegacias especializadas na para a mulher, oferecer treinamento necessário aos funcionários e policiais, (Sem vírgula) para prevenir constrangimentos ao público feminino, pois mortes e agressões podem ser prevenidos se devidamente protocolado. (Desenvolvimento limitado. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva e apresente fatos para "ilustrar" o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200