Feminicídio: o resultado da omissão e silêncio - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 26/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cultura machista da sociedade brasileira, por vezes, legitima as mais variadas formas de violência contra a mulher. (Desenvolva mais essa ideia) Além disso, as políticas ineficazes de proteção às vítimas dessa problemática faz com que, muitas vezes, os casos de agressões não sejam sequer registrados. Por conseguinte, oS os ataques podem iniciar com xingamentos, tapas, empurrões, estupros, até chegar a um nível extremo: o feminicídio.

O pensamento patriarcal arraigado na sociedade, (Sem vírgula) implica na submissão da mulher ao homem. Eventualmente, observa-se que o machismo está presente no contexto atual em práticas simples como na oralidade, reforçando a ideia de que a figura feminina deve ocupar lugares abaixo da masculina. Como resultado, a mulher torna-se objeto do homem, dando a ele a falsa impressão de posse. Este ideal faz com que agressões físicas ou morais muitas vezes sejam aceitáveis e legítimas pelo pensamento do então (Evite esse tipo de construção) proprietário. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)

Por consequência dos altos índices de feminicídio, delegacias especializadas no combate à violência contra mulheres foram criadas. Ainda que necessárias, mostram-se insuficientes. (Reveja coesão e coerência) Seja por motivos sentimentais ou por medo de retaliação, algumas vítimas não levam os casos, o que resulta na evolução exponencial das agressões; (Vírgula) começando com a verbal, podendo terminar no feminicídio. Portanto, os números desta modalidade de crime podem ser ainda maiores. (Desenvolvimento limitado)

Dessa maneira (Vírgula) as instituições (Estado, poder legislativo, judiciário, polícia e família) devem adotar uma política não só de combate, mas também de prevenção aos crimes contra o público feminino. Os terceiros (?) devem ser encorajados a denunciar tais práticas permitindo a criação de uma sociedade intolerante e vigilante para com à a violência contra a mulher. Atuando desta maneira, é possível diminuir o número de mulheres mortas pelo feminicídio. (Proposta superfcial)

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as discussões que foram apresentadas no texto, uma vez que estão abordadas de modo superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200