Violência contra a mulher: uma batalha a ser vencida - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 25/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O termo feminicídio, apesar de ser relativamente um neologismo, representa uma chaga que está enraizada na sociedade, que define a mulher como objeto. Não podemos (Evite primeira pessoa) esquecer que a formação social brasileira, apesar de haver um combate à este tipo de prática, ainda é moldada conforme a preceitos antigos e patriarcais; (Vírgula) fazendo com que os ideais sejam baseados no machismo. 

Capiba, renomado compositor de frevo, dizia em uma de suas canções que "em uma mulher não se bate nem com uma flor". Ao longo das notas musicais podemos observar expressões como "ai, ai não me dê mais não", logo pode-se observar que a problemática da objetificação e violência contra mulheres já eram pautas em meados de 1960, ganhando ainda mais notoriedade posteriormente. Porém, a luta contra esta prática ainda precisa ser vencida. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais desenvolvidas)

Os próprios companheiros são responsáveis pela maioria dos crimes contra pessoas do sexo feminino, isso chama a atenção para a forma na qual a sociedade ainda pensa: com machismo (Desenvolva a ideia de "machismo" no texto). Ainda podemos encontrar posicionamentos contrários à algumas leis que protegem as mulheres (Como assim?), dizendo (Cuidado com o gerundismo no texto) que elas não podem ser privilegiadas (Discussão superficial). O mesmo acontece com a população negra e LGBTQ (Cuidado para não fugir do tema). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 106 mil mulheres foram mortas simplesmente por serem mulheres. O assassinato, no caso, só é a última estância de uma violência que começa com um tapa, um empurrão, passa por lesões, estupros até chegar, de fato, ao feminicídio. (Discussões superficiais)

Combater os altos índices de violência e mortalidade feminina é, também, ir de encontro a instituições ideológicas, exemplo disso é parte de segmentos religiosos, que de certa forma fundamentam a subordinação da mulher ao homem. Pode-se identificar isso na fala da vereadora mais votada da cidade do Recife, Michelle Collins. (Vírgula) em que Onde a mesma (Use quando houver ideia de igualdade)  afirmou que a mulher tem que prestar obediência ao companheiro. Falas como estas atacam veementemente o protagonismo feminino e a luta para o reconhecimento do seu direito e espaço perante à sociedade. (Discussão superficial)

Portanto, não podemos separar o feminicídio, mesmo com o seu crescimento alarmante, das outras formas de violência contra mulher. É preciso cada vez mais colocar os assuntos em evidência, combatê-los em sua essência presando pela prevenção (Vírgula) a fim de promover a diminuição dos números. Além de leis mais brandas, é preciso cada vez mais pregar o respeito ás as diferenças e condições tanto nos lares quanto nas instituições. (Reestruture)
 

Comentários do corretor


Discussões pertinentes ao tema, no entanto são apresentadas superficialmente. Desse forma, elabore um projeto de texto e reveja coesão e coerência. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200