O machismo autoritarista domiciliar é uma condição cultural no Brasil e em muitos outros países do mundo, naquele em particular (?), as condições educacionais são precárias (Vírgula) então o problema mostra-se com grande frequência, pois, (Sem vírgula) a falta de controle da situação aliada à sensação de impunidade faz com que o agressor não se imponha limite, e dada ainda a condição de fragilidade feminina culmina em situações fatais, contudo o Poder Público tem empenhado esforços para melhorar esse quadro. (Reestruture as discussões apresentadas)
A morosidade do Estado mostra uma fragilidade inquestionável, embora o esforço para solucionar o maior número de ocorrências possível, a falta de recursos adequados para realização da atividade fim de polícia, (Sem vírgula) é um problema gravíssimo, já que esse é o responsável por manter a ordem pública e assegurar condições básicas como: segurança, educação e saúde de todos os cidadãos, (Sem vírgula) e garantir o direito constitucional de ir e vir a toda pessoa humana que no Brasil vive (Reestruture essa ideia). (Desenvolva mais os fatos apresentados)
A mulher vive sob uma égide doutrinária cultural inconsciente, (Sem vírgula) que a subjuga severamente, (Sem vírgula) por fisiologicamente ser mais frágil que a figura masculina, esse se impõe pela força bruta, (Sem vírgula) uma vez que ao menor sinal de perda de controle sobre ela o homem tende a usar a agressão como forma de convencimento ditatorial (Reestruture), a falta de ponderação ou o total desprezo pela vida humana é capaz de produzir um cenário fatal, (Sem vírgula) que vem se repetindo no Brasil ao longo da sua história como nação. (Delimite e desenvolva mais as discussões)
No entanto, um trabalho lindíssimo (Evite esse tipo de construção) desenvolvido pelo Ministério Público junto com a Polícia, mostra que as Instituições ainda possuem princípios doutrinários genuínos, (Sem vírgula) executam a despeito das adversidades, (Sem vírgula) a sua atividade fim. É importante ressaltar que a coibição das ocorrências de casos fatais, e uma política de repressão (Vírgula) é bem vinda, já que o direito a igualdade é direcionado a toda pessoa humana, livre de discriminação. (Reestruture as discussões desse parágrafo)
Por fim, a aplicação dos recursos disponíveis não é o suficiente para a reversão de um quadro lastimável como esse, mas, (Sem vírgula) é preciso uma abordagem cultural sistemática de conscientização dos deveres de ser um ente social, para quem sabe em um futuro breve, (Sem vírgula) haver um respeito mútuo e o convívio social não ser um fator desagregador por causa da falta de limites, mas sim uma condição aprazível. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará a delimitar e a desenvolver as discussões que serão apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |