Violência contra a mulher - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 26/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo um artigo do site Folha de S. Paulo, o Brasil tem 12 assassinatos de mulheres e 135 estupros por dia. Esse levantamento mostra que a violência contra a mulher é uma construção social resultado da desigualdade de força nas relações de poder entre homens e mulheres. 

O Brasil ainda possui uma sociedade patriarcal, machista e conservadora (Desenvolva esses conceitos no texto) que prega que a mulher deve se submeter aos homens. Não é incomum serem noticiados atos de violência contra mulheres, (Sem vírgula) que, muitas vezes, partem de parentes próximos como pais, maridos e filhos, o que torna mais difícil para a vítima denunciar o agressor, pois existem laços afetivos e muitas vezes dependência financeira. (Reestruture. Abordagem superficial)

Além disso, a sociedade e os órgãos públicos, (Sem vírgula) muitas vezes negligenciam e inferiorizam as denúncias das vítimas, culpando-as pelas roupas que usam ou os locais que frequentam, justificando os atos violentos (Abordagem superficial). Isso faz com que as agressões tenham continuidade e leis como a Maria da Penha não sejam totalmente eficazes. (Desenvolvimento limitado)

Portanto, é imprescindível que o governo torne as leis e as punições mais rígidas e que as vítimas não tenham medo de denunciar. Mas, principalmente, é muito importante investir em uma educação de valores, ensinando aos jovens a respeitar a igualdade de gênero. (Proposta desenvolvida de maneira superficial. Desenvolva mais)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas, uma vez que estão limitadas. Apresente dados que possam evidenciar o problema e o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita..


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200