Segundo um artigo do site Folha de S. Paulo, o Brasil tem 12 assassinatos de mulheres e 135 estupros por dia. Esse levantamento mostra que a violência contra a mulher é uma construção social resultado da desigualdade de força nas relações de poder entre homens e mulheres.
O Brasil ainda possui uma sociedade patriarcal, machista e conservadora (Desenvolva esses conceitos no texto) que prega que a mulher deve se submeter aos homens. Não é incomum serem noticiados atos de violência contra mulheres, (Sem vírgula) que, muitas vezes, partem de parentes próximos como pais, maridos e filhos, o que torna mais difícil para a vítima denunciar o agressor, pois existem laços afetivos e muitas vezes dependência financeira. (Reestruture. Abordagem superficial)
Além disso, a sociedade e os órgãos públicos, (Sem vírgula) muitas vezes negligenciam e inferiorizam as denúncias das vítimas, culpando-as pelas roupas que usam ou os locais que frequentam, justificando os atos violentos (Abordagem superficial). Isso faz com que as agressões tenham continuidade e leis como a Maria da Penha não sejam totalmente eficazes. (Desenvolvimento limitado)
Portanto, é imprescindível que o governo torne as leis e as punições mais rígidas e que as vítimas não tenham medo de denunciar. Mas, principalmente, é muito importante investir em uma educação de valores, ensinando aos jovens a respeitar a igualdade de gênero. (Proposta desenvolvida de maneira superficial. Desenvolva mais)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas, uma vez que estão limitadas. Apresente dados que possam evidenciar o problema e o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita..
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |