A violência contra a mulher: um debate que se arrasta pela história. - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 17/04/2018

Status:

Corrigida
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Na Grécia antiga, mais precisamente em Atenas, a mulher era excluída da vida política e pública da pólis. Infelizmente, esta ainda é uma realidade presente na sociedade contemporânea, haja vista que existe enorme discrepância em relação as sexos em consonância que a mulher é vítima de várias agressões. (Reestruture pois não está de acordo com o que propõe o tema)

Embora, muitas vezes, as mulheres apresentem melhor formação, maior escolaridade, mais expêriencia em dada profissão, estas ainda têm salários inferiores. Segundo dados divulgados pelo portal de notícias G1, elas ganham menos que os homens em todos os cargos e áreas. Esse percentual chega aos absurdos 53% de diferença salarial. Logo, o gênero tem enorme peso sobre as decisões tomadas pela sociedade. (Observe que o desenvolvimento não está de acordo com o que propõe o tema)

Somado a isso, essas são vítimas, quase constantes, de agressões, tanto físicas com psicológicas. De acordo com os dados do Anuário da Segurança Pública, o Brasil registrou, em 2015, 1 estupro a cada 11 minutos. Além disso, essas são vítimas, também, de inverdades que lhe colocam a culpa, seja pelo modo de vestir ou agir, das atrocidades que a própria sociedade comete contra elas. (Reestruture as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Sendo assim, para que o ideal iluminista, que prega a igualdade entre os seres humanos, seja posto em prática em relação a condição da mulher (Observe que o sentindo está incompleto. Reformule). Para tal, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve rever e endurecer as penas daqueles que colocaram em dúvida o direito da mulher e sua integridade. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com outros órgãos, devem realizar palestra e fomentar o debate em esfera pública sobre o papel da mulher e seus diretos, a fim de quebrar com as velhas amarras sociais que causam tanta desigualdade e pré-conceitos. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que algumas discussões apresentadas no texto não são pertinentes ao tema. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentivo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200