Misoginia em cenário brasileiro - Banco de redações


Feminicídio no Brasil: um debate importante sobre a violência contra a mulher

Enviada em: 27/04/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indubitável que a luta de mulheres por seus direitos e interesses não pode ser caracterizada como uma novidade. Em uma sociedade repleta de valores patriarcais (Desenvolva essa ideia no texto), a misoginia representa um problema de grande escala. Por conseguinte, debates contemporâneos demonstram a utopia da igualdade de gêneros, e a realidade violenta e discriminatória em que a figura feminina está inserida. 

Simone de Beauvoir afirmava que os homens estereotipam as mulheres para manter o patriarcado, infelizmente tal citação ainda se aplica em dias atuais, já que a objetificação do corpo feminino é diariamente propagada. A misoginia promove muitos debates, a desigualdade salarial, a atuação da mulher na política, e em seu auge o feminicídio (Desenvolva mais essa ideia no texto). Sendo este definido como a expressão fatal do cenário violento em que vive a mulher brasileira. (Desenvolva mais as discussões)

Em 2015 (Vírgula) o Mapa da Violência apontou que entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher. Neste mesmo ano entrou em vigor a lei que prevê a proteção de mulheres contra tais crimes hediondos e a violência contra o gênero. Embora medidas tenham sido tomadas é nítida a necessidade de uma atuação assídua perante o tema, já que os números não representam apenas estatísticas (Vírgula) e sim vidas. (Desenvolva mais)

É inadmissível que a vida de brasileiras se resuma a obras como “Geni e o Zepelim” (Por quê?), é necessário que (Vírgula) diante de ataques físicos e psíquicos contra as mulheres, haja uma severa atuação da sociedade como um todo. Cabe ao Governo assegurar a atuação das leis, (Sem vírgula) e (Vírgula) juntamente a mídia e escolas (Vírgula) disseminar movimentos que promovam a igualdade de gêneros, para assim, (Sem vírgula) eliminar visões patriarcais. Sendo assim, a nação não será convidada a discutir questões retóricas. (Desenvolvimento superficial)
 

Comentários do corretor


As propostas de discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais desenvolvidas no texto, uma vez que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200