Apesar dos avanços na luta pela igualdade de gêneros (Vírgula) as mulheres, (Sem vírgula) ainda, (Sem vírgula) encontram-se socialmente vulneráveis quando comparadas aos homens. Além do preconceito resultante da herança cultural de uma sociedade machista, as mulheres brasileiras lidam em seu cotidiano com a violência direcionada a elas. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre 2003 a 2013 o feminicídio apresentou um aumento de 54%. As motivações para tal crime variam de acordo com cada região do país, mas dentre as principais destacam-se: o ódio, desprezo, sentimento de perda e posse. (Desenvolvimento limitado)
Não suficiente, parte significativa dos assassinatos acontecem no âmbito doméstico ou pelo parceiro da vítima (Reestruture essa ideia, pois está redundante). O caso da brasileira Maria da Penha que, posteriormente, deu nome a Lei nacional contra agressão doméstica exemplifica este cenário (Desenvolva mais essa ideia). Esse comportamento agressor justifica-se, em partes, através da herança patriarcal que ao mesmo tempo em que subjuga o papel social da mulher ao homem, incentiva neste o comportamento predatório.
Por último, no Brasil, assim como em muitos outros países, as mulheres lidam com as restrições de seus direitos e da própria liberdade. Dentre eles destaca-se o direito de circularem livremente e de forma segura. As medidas adotadas pelo Estado visando à a redução no número de estupros e mortes têm revelado-se ineficientes. (Desenvolvimento limitado)
O combate ao feninicídio feminicídio vai além das responsabilidades governamentais, embora este possua o seu papel. Assim, uma mudança neste cenário exige um avanço nos direitos relacionados à igualdade de gêneros, além da conscientização social de forma a promover uma transformação sócio-cultural em que os direitos e deveres são atribuídos de forma equânime a homens e mulheres.
Comentários do corretor
O desenvolvimento de ideias no texto está limitado. Apresente mais discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |