A violência contra a mulher na sociedade brasileira é um grande problema que se perpetua aos nos dias atuais. Para tentar um prevenção foram criadas leis que visam amenizar tal situação, mas que na maioria das vezes (Vírgula) na prática (Vírgula) não funcionam (Vírgula) o que acaba tornando um assunto desafiador e permanente. (Reestruture as ideias apresentadas)
Com intuito de acabar ou amenizar tal violência foi criada a lei do feminicídio 13.104/2015 (Vírgula) oriunda da CPI mista da violência contra a mulher, (Ponto final) Segundo Cheila Lima (Vírgula) consultora técnica da violência e prevenção de violência e acidentes do ministério da saúde, (Problemas na construção de sentido) indica que quase 20% dos óbitos de mulheres no Brasil de 2011 a 2015 tinham relação com histórico de repetição de situações de violência. (Reveja coesão e coerência. Delimite e desenvolva as discussões)
A mulher que sofre qualquer tipo de violência tem sete vezes mais risco de sofrer morte violenta, 30 vezes mais risco de se matar, (Sem vírgula) e 20 vezes mais risco de ser assassinada por crime de feminicídio. (Não compreende a estrutura do texto. Desenvolva mais)
Para Roberta Astolfi (Vírgula) do fórum brasileiro de segurança pública, o maior objetivo relacionado ao feminicídio com a questão de segurança, (Sem vírgula) é mudar a visão sobre esse tipo de crime. Ela afirma que mais do que buscar aumento da penalidade previsto na lei é preciso compreender o fenômeno da violência, não agir preventivamente representará seguir a linha de ações feitas nos últimos anos, que ainda não tiveram resultados mais efetivos. (Apresente a proposta de intervenção. Reestruture)
Comentários do corretor
Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, elas apresentam problemas no desenvolvimento ao longo do texto. Desse modo, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |