Em meio ao caos em que se encontra a política, reflexões e propostas de soluções tendem a pairar sobre a sociedade. Afinal, o que fazer diante de tantos casos de corrupção, políticos fajutos, calamidades que assolam a sociedade, falta de investimentos em áreas básicas para a população, entre tantos outros problemas? Talvez, a resposta para essa pergunta esteja na raíz da questão: a definição de política e do fazer político. Há uma grande diferença entre aqueles que nasceram para abdicar de seus ideiais e objetivos próprios em prol do bem-estar coletivo e entre aqueles oportunistas que fazem da política um meio de enriquecimento individual. O grande Rubem Alves já deixou isso bem claro ao delimitar as diferenças entre o político por vocação e o político por profissão.
A proposta do Banco de Redações do mês de Novembro é que você discuta e reflita acerca da seguinte questão: Político por vocação e político por profissão: será este o embate que poderá mudar a história do país? Leve em consideração o texto apresentado na coletânea para nortear suas ideias, mobilize argumentos bem fundamentados que levem seu texto a ir além do senso comum e realizar uma crítica análise da problemática imposta.
Desenvolva um texto em PROSA entre 1.400 e 2.200 caracteres com espaço (utilizem o contador do Word). Envie seu texto até 25 de novembro e confira a correção comentada que estará disponível a partir do dia 03 de dezembro. Serão corrigidas as 150 primeiras redações enviadas que não forem desclassificadas.
Proposta 1: Dissertação
Neste gênero textual, você possui a oportunidade de defender um posicionamento e tentar persuadir seu interlocutor de sua posição. Para isso, mobilize fatos, dados, exemplos, analise e reflita em torno da problemática do tema.
Veja como fazer um boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual.
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário.
Enviou seu texto em Outubro de 2012? Acesse as correções aqui.
Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.
Entenda o Prêmio Brasil Escola de Redação
Redações corrigidas