É de conhecimento geral, que na sociedade atual, tem [sem vírgulas] sido divulgados assuntos de cunho político, referentes a [político referentes à] corrupção e como combatê-la.
Ao analisar a classe política, é percebível [perceptível que] que, muitos ocupam esses cargos, apenas [que muitos ocupam esse cargo apenas] por profissionalismo, ou seja, com um único objetivo: Obter ganhos. Com o aumento da corrupção questiona-se: Ainda existem pessoas destituídas de interesses próprios? Que exerçam seus cargos por pura vocação?
Mas o que seria um político vocacionado? Nada mas é, do [é do] que indivíduos que exerçam suas profissões, com amor [,] sem interesses egoístas, que se auto- realizem [autorrealizem] na própria ação.
Dados da organização Transparência Internacional e projeções da Federação das [da] Indústria do Estado de São Paulo (FIESP) revelam que, no cenário mais otimista, o Brasil responde por 26% de todo o dinheiro movimentado pela corrupção no mundo. Nas piores hipóteses, esse índice alcança 43%, trazendo prejuízos que correspondem a 2,3% do produto interno bruto (PIB). Esses dados, tem [dados têm] afetado negativamente a imagem do país, mas isso não ficaria impune, se houvessem [houvesse] pessoas cujo ideal, fosse [ideal fosse] somente ajudar a população, e não gerar lucros para si.
A transformação no âmbito político, tem [político tem se] se tornado mais vil, visto que, o [que o] futuro da população em geral, depende [geral depende] dessa luta entre vocação x profissão. Se nas eleições, os candidatos escolhidos fossem movidos de vocação, haveriam [haveria] muito mais avanços, nas diversas áreas existentes como: Saúde, educação,segurança pública, uma melhor qualidade de vida para todos e conseqüentemente [consequentemente] maiores desenvolvimentos no mundo.
Em virtude dos fatos mencionados, observa-se que, é [que é] necessário haver indivíduos, que [indivíduos que] se doem inteiramente ao que realizam, para sanar esse caos em que a política se encontra, e não somente indivíduos que visem interesses econômicos e individualistas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua produção se desenvolva de forma imprecisa. Atente às regras de uso da vírgula para não comprometer a construção de sentido de seu texto. Além disso, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |