A política, como toda atividade, carece do bom profissional. Mas como chegar a esse profissional comprometido com os valores éticos, em uma atividade tão peculiar quanto essa, em que a verdadeira vocação é muitas vezes deixada de lado em detrimento de vantagem financeira e poder, características intrínsecas a um cargo público eletivo?
A idéia [ideia] de que é possível enriquecer através da política já faz parte da cultura brasileira, contribuindo para o crescimento na quantidade de candidatos a cada eleição, conforme estatística apresentada pelo TSE(Tribunal Superior Eleitoral). Muitos deles sem preparo e sem as mínimas condições de exercer tal atividade, às vezes até mal intencionado. Tal idéia [fato] nos leva a crer na existência da figura pejorativa do político por profissão, que se aproveita das oportunidades do cargo para satisfazer suas aspirações pessoais.
Em contraponto a essa ideia [questão] , há a figura do político movido pela vocação e pelo ideal de bem-estar coletivo, que acima de tudo busca se qualificar e se preparar para solucionar os desafios sociais por vezes complexos confiados a ele.
Diante desse cenário, o eleitor precisa entender que a eleição começa muito antes do dia da votação. Se ele tiver interesse e buscar informações prévias acerca dos candidatos, procurando conhecê-los melhor, pesquisando informações sobre seu histórico, interesses, motivações e conhecimentos, terá maior chance de eleger um representante preocupado com a sociedade e o bem público.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes. No entanto, evite a repetição de palavras, como a palavra ideia, repetida várias vezes, (Veja a sugestão de sinônimos). Além disso, para levar seu texto à excelência, extrapole o recorte temático e o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |