Ao contrário do poder Judiciário, que regula a representação estatal através de concurso público, critério pelo qual demonstra a capacidade e aptidão do cidadão em servir a sociedade, temos os Poderes Legislativo e Executivo que contam com o mérito e a confiança dos cidadãos para servirem seu município, estado e país.
Assim é forma [é a forma] de ingresso na esfera política, através da escolha de representantes. Projetos de leis, administração e planos de governo direcionados a diversos setores como educação, saúde, lazer, segurança pública, na ótica do cidadão representado, figura mais um pessimismo que uma credibilidade no representante, justamente pela velha e incessante história das promessas sem respostas, de projetos inacabados, ou senão abandonados, projetos que não saem do plano teórico. Eis o retrato dos políticos por profissão, salientando-se que predomina o interesse em regalias, pecúnia, vantagens, status sobre o precípuo papel que é estabelecer o bem comum na sociedade.
E dentre nós brasileiros, que exurge o [brasileiro que surge] político, ciente dos problemas, dos meios de solução, da imperiosa responsabilidade em cumprir o que precisa ser cumprido nos mais variados quesitos tais como [,] por exemplo: estratégia de estabelecer um trânsito mais eficiente em uma cidade, implantação de mercados tecnológicos e industriais com fito [objetivo] de atrair empregos, investimento nas redes hospitalares, dando azo [vazão ] a uma infra – estrutura [infraestrutura] mais digna ao cidadão.
O político antes de o ser, tem [ser tem] a plena consciência de sua função, do que precisa modificar, criar e extinguir, e quando opta seguir a carreira política, dispondo-se ao comprometimento com o povo, atendendo o que foi apresentado como propostas na candidatura, atuar com a razão, sobretudo a ética e justiça, cujos valores são vitais ao cidadão político, que permitem, agir [permitem agir] através da razão e do senso crítico [,] entender o outro e representa-lo [representá-lo]. Este é o retrato do político por vocação, que precisa prevalecer nas cadeiras das Câmaras, do Senado, das Assembleias, das Prefeituras, do Palácio.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém atente às regras de uso da vírgula e à norma padrão da língua. No mais, amplie seu nível de leitura e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua análise.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |