A definição e a função da política já foram bastante pensadas por filósofos antigos. Platão [,] por exemplo, dizia que o bom político deve ser educado para tal, contrapondo-se [,] assim, a [à] ideia de que uma pessoa nasce com a virtude e qualidades morais necessárias para o bom exercício dessa profissão.
O profissional político tem um conhecimento adquirido e amplo, portanto, vários deles possuem uma boa capacidade de administrar a sociedade, se souberem unir as reais relações que nela ocorre [ocorrem] ao conhecimento técnico aprendido. No entanto, esse aspecto mais científico não é analisado pela maioria dos indivíduos no momento da votação, talvez por não tiverem [terem] a noção da importância de tal figura.
Aquele que nasce com o dom de gerir a comunidade precisa ter uma visão bastante complexa, para perceber [complexa para] o comportamento e as relações socioeconômicas, já que não possui as devidas informações técnicas. Porém, hodiernamente, o parâmetro utilizado pelas pessoas para escolher seus representantes, na maioria das vezes, estão ligados à [às] características pessoais, que conferem ao candidato um aspecto populista.
Sendo assim, como esses dois tipos de políticos tiveram maneiras diferentes de obter certos conhecimentos, provavelmente divergirão quanto à maneira de aplicá-las. Cabe a [à] população analisar os dois, suas ideologias e seus pontos considerados coerentes, não colocando em primeiro plano as qualidades morais, pois podem ser alteradas conforme o objetivo do candidato. Também, cabe ao governo implantar na grade curricular uma disciplina que vise a [à] boa formação política do cidadão.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. Todavia, melhor trabalhe a parte argumentativa de sua produção a fim de extrapolar o âmbito do senso comum. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |