Ser político virou moda, talvez seja a maneira mais fácil de conseguir um status perante a sociedade, muitos buscam o enriquecimento ilícito, ao invés de buscar melhorar a vida da população. Entrar na política é fácil basta, falar [basta falar] bem, fazendo um bom discurso, iludindo as pessoas, comprando votos e muitas vezes ameaçando a população de áreas mais carentes.
A vida política antes de tudo deve ser um dom, em qualquer profissão a pessoa tem que gostar do que faz, pois, só assim dara [dará] o melhor de si. Ser político antes de tudo deveria ser; [ser] sempre pensar primeiro no próximo, pensar em como usar o dinheiro dos impostos em prol da população, melhorando a saúde, a educação [,] a segurança, criando novos meios de atrair empresas para gerar mais empregos, diminuir impostos, ou seja, criando meios para que os cidadãos melhorem sua condição social, com maior renda seus filhos e até mesmo os próprios pais poderão estudar mais [,] fazendo faculdade, tendo acesso a [à] saúde, local de moradia melhor, com isso diminui a violência e [,] sem duvida [dúvida,] viveremos em uma sociedade mais justa.
Quando se busca fazer parte da política por profissão quase todos [,] se não, todos [senão todos,] que a buscam acabam não fazendo um bom trabalho, pois só vê uma forma de ganhar dinheiro e não, uma [e não uma] maneira de conquistar algo para todos; e quando isso acontece todos saem prejudicado [prejudicados], claro, menos os políticos esses saem ganhando já que desviam milhões para suas contas bancarias [bancárias].
As pessoas devem analisar a trajetória de todos os candidatos, pesquisando o que eles fizeram no passado, qual o motivo que o levou a concorrer ao cargo publico [público] que ele se propõe ocupar; só assim vamos escolher um bom candidato, que realmente queira o bem maior e não ira [irá] pensar em seus próprios interesses.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa consistente que levasse seu texto a ir além do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |