A representação democrática, surgida em Atenas, está presente em quase todos os países do mundo. No Brasil, essa representação está deturpada: fraudes, escândalos, processos, inviabilizam [processos inviabilizam a] a democracia em si. É nesse cenário, onde a honestidade é característica predominante em nossos representantes, que surge o dilema do melhor político. Mas [,] qual seria esse político: o que nasce apto a governar? Ou o que aprender [aprende] vivenciando?
A política envolve a população por completa, sem exceções. No entanto, poucas pessoas sabem sobre quem governa seu município ou estado. Para elas, as promessas e as pesquisas eleitorais são fatores essenciais para a escolha do representante. Assim, qualquer um vê se [se vê] no direito de se candidatar, aproveitando-se dessa falta de informação por parte de alguns cidadãos. Logo, a máxima de Thomas Hobbes – “O homem é o lobo do homem” – entra em ação, onde todos “devoram-se” nas campanhas em busca de votos.
Por mais que muitos pensem que o ser político é aquele que tem formação profissional ou que venha de uma família que possua histórico em cargos públicos, nem todos nascem com a vocação da liderança. Liderar requer muito mais do que julga o senso comum. É essa pré-aptidão de liderar que torna o ser político respeitável e que visa o [ao] coletivo; enquanto, o [enquanto o] profissional visa apenas o [ao] individual.
Diante disso, pode-se afirmar que a política envolve toda a população e que a representação deve ser feita por alguém que nasceu com o espírito de liderança. Deve-se, portanto, procurar aquele candidato nas eleições que realmente esteja disposto a ceder suas vontades em prol da necessidade popular. Caso contrário, caminharemos para um destino sem volta, onde todos lutarão por poder – se é que já não estamos nesse ponto.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas. Todavia, poderia ter melhor problematiza a questão da carreira política. Além disso, lembre-se de que não basta apenas afirmar é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |