Um dos fatores mais discutidos na sociedade atual é a maneira em que os governantes têm administrado o nosso Brasil, um dos motivos no qual [que] tem acarretado bastante preocupação , insegurança e principalmente desanimo [desânimo] para a sociedade.
Entretanto, as pessoas que em séculos passados lutaram para participarem da democracia do Brasil, hoje [,] em pleno século XXI [,] a maioria não tem mais tanto entusiasmo [,] a maior prova disso são milhares de títulos justificados, votos nulos e brancos, porém, diante desses acontecimentos [,] cabe apenas uma pergunta [pergunta:] o porquê de tão pouco entusiasmo por parte dos eleitores?
Simplesmente pela desordem social em que o país tem vivenciado como: o mal destribuimento [a má distribuição] do dinheiro público, tendo como conseqüência [consequência] a intensificação da pobreza, mais condições de saúde e péssima educação. Toda via [Todavia,] esse não é um dos maiores problemas [,] e sim a dúvida por parte dos eleitores de quem realmente é digno para ser representante seja do estado, município ou até mesmo do país.
Porém, os próprios “governantes” têm dado motivos de sobras [sobra] para desconfianças simplesmente por administrações insatisfatórias e também por “serem” acusados de fichas sujas [,] um fato triste, mas é a realidade de hoje, e isso é uma grande prova de que os políticos não tem [têm] amor ao cargo que exerce na sociedade [,] e sim na remuneração que o mesmo oferece deixando portanto, muito a desejar.
Enfim, diante desses fatos citados a cima [acima] chega à conclusão que para se ter êxito em qualquer profissão é preciso não só analisar o capital, mas, principalmente [,] o valor que ela tem para nos [nós] , pois, o amor e [é] a base fundamental para qualquer objetivo de vida, logo, o país para apresentar melhor desenvolvimento e oferecer boas condições de vidas para os cidadãos não necessita de político por profissão [,] e sim por vocação [,] essa sim é a palavra chave para o futuro tão desejado.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta. Porém, sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Além disso, atente às regras de uso da vírgula e à modalidade padrão da língua escrita. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |