O território brasileiro é vasto, repleto de recursos naturais e mão de obra, porém, os problemas da população brasileira se prolongam por décadas. A falta de infraestrutura em várias regiões, as desigualdades na distribuição de renda, o descaso com a educação, a má aplicação do dinheiro público e a corrupção, são [corrupção são] alguns fatores que evidenciam a necessidade de rever a definição de política e do fazer político.
O político por vocação é beneficiário da satisfação e aprovação do povo, obtém felicidade com o alcance de suas metas governamentais. O político por profissão é beneficiário de seus interesses econômicos e encontra na política uma interessante fonte de renda através de altas remunerações e formas de enriquecimento ilícito.
Diminuir os ganhos extras e os salários cujo aumento é aprovado pelos próprios políticos, extinguir os cargos comissionados e dificultar a corrupção com um controle mais rígido e eficaz, são formas [eficaz são formas] de evitar o ingresso do político por profissão no governo, pois o mesmo [pois ele] não terá lucro suficiente para se satisfazer no trabalho. Outrossim, a exigência de grau de escolaridade mínimo e de determinadas qualificações dificulta aquele que pretende progredir sem mérito e esforço, e proporciona capacitação para assumir as responsabilidades. Dessa forma, o político por vocação teria maior preparo e mais chances de exercer o cargo que almeja.
O Brasil, apesar de possuir muitas riquezas em seu território, devido ao mau uso dos recursos pelos seus governantes, continuará tendo dificuldades em atingir a qualidade de vida dos países mais desenvolvidos, a menos que comece a utilizar formas de atrair e qualificar políticos por vocação para o governo e eliminar os políticos por profissão.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno do tema proposto. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |