Os políticos revolucionários que desejam mudar o país com projetos que beneficiem a sociedade têm suas descendências na Grécia Antiga. No entanto, é cada vez mais raro encontrá-los. Atualmente, na política, existem os mais preocupados com as permanências nos cargos, do [cargos do] que com as necessidades da população.
Não era o que acontecia em uma Atenas que criava a democracia em séculos passados; onde os cidadãos se comprometiam aos cargos políticos por vontades próprias, e sem ganharem salários, queriam defender e promover práticas para o bem comum. A política era uma vocação nobre. Diferentemente do que acontece, no [acontece no] nosso cenário nacional.
No Brasil [,] predominam os profissionais que procuram, a cada dia, se especializarem [especializarem-se] : em desvios de verbas, enriquecimentos próprios e etc [etc.] . E Para que isso aconteça os políticos contam com o povo, aliado forte que a cada quatro anos os elegem. Com isso [,] sofremos na pele as poucas qualidades dos serviços públicos como a saúde, a educação, a segurança e muitos outros.
A verdade é que a sociedade não consegue ainda fazer bons investimentos em homens vocacionados a resolverem, com dignidade, as necessidades do meio em que vivem, pois se deixam alienarem por corruptos, mestres em enganar.
É preciso, para mudar essa realidade, o regaste dos que “nascem para o povo”. Por [povo por] meio do voto consciente e certo, isso é possível. Não podemos mais conviver com as consequências dos nossos erros que já tanto contribuíram para a má qualidade da sociedade, e por isso é fundamental ter-se a [ter a] concepção de que só quem pode começar as mudanças somos nós- únicos capazes de mudar o cenário político- escrevendo uma história parecida com a dos gregos: digna de ser lembrada mesmo séculos depois de ter sido escrita.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |