Todos já devem ter feito a mesma pergunta várias vezes.
Em quem devo votar?
Pois é [são] muitos candidatos dizem que vão se empenhar na educação, saúde, diminuir impostos [,] mais [mas,] na maioria ou quase sempre estão mentindo para ganhar votos, eles fazem essas promessas em anos de eleição [,] mais [mas] depois que são eleitos somem nunca [somem e nunca] mais se ouve falar nele a num [não] ser quando ele rouba o dinheiro do Brasil, ou algo parecido [,] mais [mas] que [,] na maioria das vezes [,] não prejudicados [não são prejudicados] em nada.
Político tem que ser aquele que representa o cidadão, aquele que luta e corre atrás porque ele também ja [já] foi uma pessoa normal alguns [,] ja foram pobres [,] mais ficam [mas ficaram] obsecados por dinheiro [,] político de vocação é aquele que promete e cumpre, se esforça pelo sua cidade,estado ou país [,] é aquele que não pensa só nele mais em milhares, de [milhares de]pessoas que passam fome, quem [que] morrem por não ter atendimento em hospitais [,] o político de vocação quer ser eleito pra [para] mudar, mais [mas] são poucos esses e nunca são eleitos porque o poder dos corruptos é quem manda no Brasil.
Político por profissão são aqueles que só querem o dinheiro publico [público] , que cada vez mais pensam no bem próprio porque pensa que ele estando bom [bem] o resto não importa.
Políticos deveriam ter mais respeito com o próprio país [,] mais [,] infelizmente [,] não tem [têm] porque se tivessem o Brasil com todas econômias [economias] que tem [,] com todas [todas as] exportações que faz seria o país mais desenvolvido do mundo [,] mais [,] infelizmente [,] é o que agente [a gente] vê.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto realizou uma análise simplista e superficial da questão, além de não ter sobressaído ao âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para desenvolver sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |