“Voto não tem preço, tem consequência [consequência]...” – Campanha do TSE.
Dependemos de políticos para a definição dos rumos de nossas vidas enquanto sociedade democrática. Investimentos em educação, saúde e segurança são exemplos de áreas que afetam muito nossa qualidade de vida e são definidas por aqueles que elegemos para governar. Estes podem viver para fazer política (bem coletivo) ou politicagem (defesa de interesses pessoais ou de minorias).
Esta distinção é difícil, pois sobram exemplos de corrupção e faltam de uma boa administração pública. Uma alternativa seria a redução dos salários de políticos, ou até mesmo que o façam por vocação e não por profissão (remuneração). Um exemplo favorável são os conselhos profissionais que tem [têm] seus representantes eleitos pelos profissionais e não são remunerados para o exercício da função. Apenas lutam por melhorias e fiscalizam o exercício da classe trabalhadora que representam.
O pagamento a parlamentares em troca de apoio político é um dos maus exemplos de politicagem mais recente que ficou conhecido como “mensalão”. Seu julgamento pelo supremo tribunal federal tem chamado muita a atenção da sociedade que clama por justiça.
Outra medida interessante seria a inclusão destes temas nas escolas, de uma maneira bem trabalhada, visando à formação de cidadãos que saibam escolher seus representantes e exigir seus direitos. Mesmo que se tenham poucas opções boas e a escolhas mal feitas tragam conseqüências [consequências] ruins [,] “prefiro a pior democracia que a mais doce ditadura”.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém se prendeu apenas a dar soluções para a problemática e não realizou uma problematização efetiva da questão.Além disso, para enriquecer sua produção, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |