A política no Brasil é ambígua por um motivo: é atraente. A palavra “política” designa o bem cuidar do público e é esta a tarefa, emprincipio, a da política [em princípio, da política]: preservar e organizar o que é comum a todos com a intenção de fornecer ao todo o melhor possível por meio de administrações. Contudo, no Brasil, os cargos políticos são muito atraentes: consegue-se estabilidade financeira muito facilmente – sem mencionar a possibilidade de desvios de bens públicos. Com isso, quem governará não buscará o cargo publico [público] com o único objetivo de melhorar o comum, mas também de acrescentar no individual.
Há uma palavra que frequentemente recorre-se ao falar em política brasileira: corrupção. Porém, a grande maioria das pessoas acredita que a deturpação de valores morais segue esta ordem: de políticos para cidadãos... É uma inverdade. Nós somos educados, desde pequenos, a sermos hipócritas e corruptos: quando nossos pais furam a fila do banco ou estacionam na faixa de idosos; quando nós não devolvemos o troco a mais do caixa ou ao vermos que a lei nem sempre é justa. Formamo-nos cidadãos corruptos e [,] em decorrência disso; [disso,] formar-se-ão políticos corruptos.
Esses políticos que consideramos corruptos, muitos estão nos representando neste exato momento; [momento,] mas sabemos também que há pessoas de valor que lutam pelo bem do coletivo, que não estão buscando enriquecimento fácil com a honrada tarefa de fazer política. Nós, filhos da democracia, temos o dever de entrar nessa guerra do século XXI, mas o que parece é que estamos acomodados; nós, cidadãos [,] que nos acostumamos com a devassidão. Mas não! Tendo consciência da guerra, devemos ser críticos e cobrar dos que nos representam: eles não estão nos fazendo favores. Um dos passos foi a Lei da Ficha Limpa. Resta-nos cobrar, fiscalizar e lutar!
Perfilhemos a política ao invés de a tratarmos como filho bastardo! Somente assim poderemos participar da "guerra política".
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno do tema. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático e faltou um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |