Alguns políticos em época de eleições prometem coisas que não vão cumprir, e por conta disso muitas vezes surge a duvida [dúvida] se [de que se] eles querem realmente fazer o melhor para seus eleitores ou estão apenas preocupados com o cargo e seus benefícios.
Em um mundo que gira praticamente em torno do capitalismo, muitos veem a política como um meio de adquirir poder e dinheiro, e não como um bem coletivo, uma possibilidade de transformar um mundo melhor para todos. Devemos procurar conhecer melhor nossos candidatos, saber se eles estão sofrendo algum tipo de processo e analisar suas propostas, pois isso é fundamental para uma boa eleição.
A Lei da Ficha Limpa, que sem duvida [dúvida] alguma foi grande uma conquista, nos ajudará e muito, pois com ela eliminaremos uma boa porcentagem de políticos que não merece nos representar.
A política como vocação visa apenas os [aos] objetivos e os [aos] ideais de todos. Mas [,] hoje em dia [,] é difícil encontrar alguém que preencha esse quesito em meio a tantos casos de corrupção. Após as eleições [,] é preciso acompanhar o mandato dos nossos políticos, averiguar se estão cumprindo tudo que prometeram em época de campanhas. Só assim é possível saber os seus reais interesses.
Portanto, não basta votar em qualquer candidato e depois querer quer [que] ele cumpra com suas promessas, o voto é um direito nosso como cidadão e trará consequências, por isso devemos nos conscientizar e eleger alguém que defenda nossos interesses e que faça o melhor para todos nós.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto discutiu bem as questões em torno da política, porém voltou uma análise mais voltada pela problemática imposta pelo recorte temático em si (político por vocação x político por profissão). No mais, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |