Não há dúvida que a história do Brasil foi marcada por atos de autoridade, nos quais leis e instituições foram impostas à sociedade sem a participação popular. Sendo assim, não é curioso que a sociedade brasileira seja tão ligada à transgressão de leis e à corrupção, uma vez que muitas das vezes ela não se reconhece na sua própria constituição e nas suas intituições [instituições].
Atualmente, um movimento de compra de apoio político, denominado Mensalão, vem sendo amplamente divulgado pelas mídias e se tornado de conhecimento popular. Anos atrás, também, outro esquema de corrupção conhecido como PC Farias – que resultou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello - assolou a política brasileira. Ambos os processos contribuem para a descrença do povo na política.
É certo que muitos políticos simplesmente se candidatam por almejarem um enriquecimento rápido. O passado de nossa política, decerto, configura essa busca. Inúmeros candidatos fazem promessas que criam grande expectativa nas pessoas, mas, depois de eleitos, a preocupação com o bem estar [bem-estar] coletivo dessa urbe desaparece e tais candidatos se envolvem em atos de transgressão.
Não obstante a tantos políticos por profissão, há os políticos por vocação, que realmente possuem características altruísticas e visionárias, dispostos a se dedicarem ferrenhamente, visando ao desenvolvimento de sua cidade e à melhoria da qualidade de vida do seu povo. É nesses políticos que a sociedade precisa focar e se associar.
Portanto, é dever dos indivíduos se engajarem mais com a política. É imprescindível conhecer os antepassados e feitos dos candidatos, além de suas propostas. Os políticos possuem o poder de modificar o futuro, mas é preciso que esses políticos tenham vocação para tal trabalho e somos nós, cidadãos, os responsáveis por discernir quais são os políticos por profissão e quais são os políticos por vocação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e realizou uma boa abordagem do tema proposto. Parabéns! No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Amplie sua criticidade acerca dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |