Os anos se passam, décadas, séculos e mesmo assim a corrupção inacreditavelmente permanece, o que muda são apenas os personagens ou a forma de governo. A população já está tão acostumada com os casos de corrupção que veem [vê] nos noticiários que é muito difícil encontrarmos [encontrar] um cidadão que realmente acredite na existência de políticos vocacionados e preocupados em exercer sua profissão corretamente.
É muito vergonhoso para qualquer cidadão brasileiro admitir a posição de seu país no ranking da Transparência Internacional, no qual ocupou [,] em 2011 [,] a lastimável 73° posição. Será que se existisse [existissem] mais políticos vocacionados essa posição mudaria?
O fato é que devemos desmistificar [desmitificar] a ideia de que todo político é corrupto, pois por mais que seja difícil de acreditar, ainda existem políticos comprometidos em exercer a responsabilidade que ganharam ao assumir um cargo político, seja ele o de um vereador como o de presidente da república.
Precisamos esclarecer que muitos políticos vocacionados são muitas vezes desestimulados pelo sistema organizado de corrupção existente atualmente no nosso país. Esse sistema têm [tem] “leis e regras”, e quem as desrespeitam ou se negam [nega a] cumpri-las são geralmente impedidos ou sofrem dificuldades em exercer um cargo político.
O julgamento dos acusados do famoso caso “Mensalão” devolveu aos brasileiros a esperança e nos fez crer mais uma vez, que nem todos os políticos negligentes saem impunes, depois de participar de um esquema de corrupção como esse. O que nos resta é exercer o nosso dever como cidadãos tentando cumprir a dificultosa tarefa de identificar os verdadeiros políticos, aqueles que nasceram para essa profissão, que colocam acima de tudo e de todos o compromisso de lutar por uma nação justa, organizada e digna de orgulho.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. No entanto, preocupe-se com a clareza de suas ideias a fim de levar seu texto a construir um todo coeso. As ideias do texto estão isoladas entre si nos parágrafos e, além disso, há pouca comprovação factual que fortaleça e comprove sua tese. Procure realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |