Atualmente, este é um fato que se complica com o passar do tempo, pois os eleitores muitas vezes escolhem seus candidatos por cursos superiores, e com isso nosso País vai entrando em decadências. Devemos escolher candidatos com passados limpos, com propostas voltadas para a melhoria dos habitantes, com planos para edução [educação] e benefícios à saúde.
As eleições são de fundamental importância, além de representar [representarem] um ato de cidadania, possibilitam a escolha de representantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida de todos. Escolher bons condidatos [candidatos] não é uma tarefa fácil, mas devemos analisar se o nosso ponto de vista é semelhante ao dele, um bom candidato é aquele que temos afinidades no ponto de vista ideológico, da maneira como ele exerga [enxerga] a nossa Cidade, País ou Estado, verificar se os problemas que o candidato considera prioritários são os mesmos que os nossos. Não devemos deixar que nos conquiste com propostas enganadoras, com compras de votos e com qualquer outra coisa que nos tire o direito de escolhermos o melhor para nosso futuro. Em suma, precisamos dar mais valor a [à] política e acompanharmos com atenção tudo que acontece em nossa Cidade, País ou Estado. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |