Vivemos em uma era onde a competição por dinheiro se torna tão assídua como aquela existente em tempos remotos. Ter maior conta bancária se sobrepõe sobre a realização pessoal e o sucesso [,] e muitos vão atrás do mesmo [dele] através de meios que geram benefícios para uns em detrimento de outros. Caso semelhante ocorre não só na política brasileira como também na mundial, levando o cidadão a refletir sobre qual o real [sobre o real] papel do trabalho na vida humana: um meio para a construção da dignidade ou para sustentar indivíduos que estão longe de sua vida social?
O político por profissão atua como se o cargo a qual [o qual] ele ocupa fosse um ‘’ônus’’ que ele carrega por certo período de tempo. Trabalha de forma errônea, usufruindo do dinheiro de cofres públicos, lesando a população, impedindo o desenvolvimento da mesma por medo de perder seus privilégios, entre outros.
Seguir no trabalho de forma ética e com padrões morais variáveis é vista [visto] por muitos como algo que vai além do alcance da humanidade, porém, sabe-se que atuando em conjuntos, ambas [ambos] podem contribuir para o fortalecimento da democracia do país juntamente com a melhoria das condições de vida da população, contribuindo assim para a mudança da história contemporânea. Condições estas na consciência de um politico [político] por vocação.
Mediante a grande linha tênue que separa o “político por vocação” e o “político por profissão”, maior conscientização da população da real importância que a política tem para nossas vidas, maior desenvolvimento em áreas de educação social, são medidas cabíveis para que, à [em] curto prazo, a sabotagem e a corrupção sejam personagens secundários em um cenário onde o que prevalece seja dinheiro por mérito, a felicidade e a igualdade social.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |