O cenário político brasileiro possui uma história formada por grandes falhas governamentais, atos corruptos e, no geral, pouca revolução popular contra esses disparates. Da monarquia è [à] república, o Brasil teve inúmeros políticos no comando de suas câmaras, prefeituras e palácios. Presentemente, qualquer cidadão com idade acima de vinte e um ou dezoito anos (a idade pode variar de acordo com o cargo), alfabetizado, com nacionalidade brasileira e filiação partidária pode se tornar um político. Tomando como base este panorama, surge a questão: “O político deve ser por vocação ou profissão? De que forma essas duas alternativas poderia [poderiam] mudar o sentido da história política brasileira?”.
De fato, o governo é feito pelo povo e para o povo, dessa forma, o político que o cidadão escolhe como seu representante tem de exercer o seu poder de forma altruísta, visando o [ao] bem comum de toda a sociedade. Para isso [,] é necessário que o político ame o “fazer político”, abdique de seu tempo em prol da ação comunitária. Todavia, este político pode ser considerado tanto um bom profissional, por exercer bem sua função, e tanto [tanto] um político por vocação, por amar e se doar diante do papel de governante de uma comunidade.
No Brasil, ainda não é destaque os políticos por vocação e que são profissionais adequados. Escândalos como o “mensalão”, e [mensalão e os] os grandes desvios de dinheiro público por todos os estados, refletem [estados refletem] a [o] mau caráter e o egoísmo de nossos representantes, pois estes apenas estão visando construir [a construir] seu próprio império, enquanto o social vive em condições lastimáveis.
Em virtude do que foi exposto, percebe-se que a questão de definir políticos por vocação ou profissão ainda não é a solução para os abismos sociais e a corrupção. É mister que haja uma maior qualificação dos políticos, por exemplo, que todos cursem Ciências Políticas, para um melhor entendimento deste sistema essencial para a sociedade, além de uma maior participação de cada cidadão dentro do cenário político, no que diz respeito à cobrança de seus direitos e às melhorias do coletivo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações válidas em torno da problemática do tema. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |