Ser político no Brasil é umas das profisões [profissões] mais pretenciosas [pretensiosas] e por que não uma das mais arriscadas? Afinal [,] a população já viu que existem muitos políticos preocupados apenas em obter dinheiro, status e poder.
As condições em que um político no Brasil trabalha são maravilhosas, eles possuem carga horária de no máximo 8 horás [horas] e um salário invejado por muitos trabalhadores que passam mais de doze horas fora de casa, precisam usurfluir [usufruir] de um péssimo transposte [transporte] público e tudo isso para [,] as vezes [às vezes,] ganhar poco [pouco] mais de um salário mínimo.
São raros os casos de políticos que se preocupam com a população e garante direitos básicos a um cidadão como rede de esgoto, moradia, trabalho... Não muito distante dessa realidade [,] vemos em contra mão políticos que muitas vezes nem tem [têm] como esconder que roubam, Mas por pior que possa ser a situação em alguns casos aquele que deveria atender as necessidades, ciudar [cuidar] e garantir os direitos do povo acaba roubando e nem é condenado.
Em vários noticiários e revsitas [revistas] do país [,] vemos a situação de defensores do povo roubando com o dinheiro que deveria ser utilizado para a construção de hospitais e escolas. E é claro que pessoas comum [comuns] veem isso como uma forma de se obter dinheiro, status e poder, como foi digo anteriormente.
Portanto, fica bem claro que infelizmente no Brasil, na atual situação que se vive, a maioria das pessoas que recentemente assumui [assume] cargos de vereadores e prefeitos [,] por exemplo [,] vão roubar o dinheiro dos cofres públicos, por causa da impunidade e da falta de informação que muitas vezes os eleitores tem [têm] a respeito do candidato. Talvez em um país futuro, onde a justiça não seja mais cega, as pessoas que realmente se preocupam com o futuro do Brasil possa assumir cargos assim, por uma eleitorado mais responsável e melhor entendedor do que significa votar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, não houve extrapolação do senso comum. Além disso, atente à modalidade padrão da língua. Dessa forma, realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |