O Brasil é um país rico, mas mal administrado, melhor dizendo, bem sugado por poucos. Uma população leiga, devido a [à] falta de educação, é a pior coisa para o desenvolvimento de um país, mas é muito bom para alguns poucos que se dizem patriotas. Mesmo assim, será que todos são corruptos ou corrompidos? O que fazer com o voto, quando não se sabe?
O nosso país possui muitos recursos que há muito tempo são “abusados” por estrangeiros e por uma pequena camada de brasileiros que só pensam em enriquecimento bancário. Claro que o fato de está [estar] na posição de comando da nação, ou seja, de destaque, trás [traz] vantagens e benefícios. Mas por que não pensar nos outros, e fazer realmente a diferença, merecendo [,] portanto [,] ser recompensado pelo feito. [feito?] O exercício da política é basicamente uma forma de ganhar a vida.
A educação pública do Brasil continua muito precária. Sim, continua, pois em anos anteriores, escolas eram para uma minoria que detinham algum poder aquisitivo, e hoje, há escolas públicas mal estruturadas, sem material para estudo e ensino adequado, professores mal remunerados, longas greves, dentre outros fatores negativos que ainda superam os pontos positivos que se desenvolveram com o PNE e PDE. E isso tudo não por falta de meios, e sim porque estes estão sendo empregados em contas bancárias, paraísos fiscais, imóveis, carros, empresas, ajuda de custo, moradia e vestimentas de nossos políticos. Ainda que não agregue a todos, mas a grande maioria comete erros na política ou passa a cometê-los. Aliados é que não faltam nessa hora.
Então, para que dar estudo ao povo? Para que eles aprendam a escolher, questionar e exigir os seus direitos como cidadão e responsável pelo o que acontece no Brasil? [e responsáveis pelo o que acontece no Brasil?] Isso não seria inteligente.
Nesse meio, temos Dilma que foi guerrilheira, está demitindo muitos corruptos, reformulou seus ministérios, dentre outras providências. Aparentemente, parece está fazendo um bom trabalho, é o que indicam as pesquisas. Está sendo aceita interna e externamente. Entretanto, o mensalão está desmascarando muitos petistas. Aliás, partido ao qual a excelentíssima presidente faz parte, além do seu grande apoio político Lula [a Lula / de Lula].
A cerca [Acerca] de tantos problemas e índoles duvidosas, a população fica a mercê [à mercê] de atitudes dos candidatos a governantes que querem ajudar realmente, que querem ajudar também e que querem se ajudar. Em quem votar? Em certas situações é melhor se anular, do que chutar uma escolha.
Devem existir pessoas de bom caráter que realmente querem mudar a trajetória irregular do país, mas precisam de muito apoio da população, de pessoas que realmente façam o seu trabalho, que façam por amor a [à] profissão, como um juramento de fidelidade e compromisso com o povo, assim como um médico, um professor. Bom, pelo menos deveria ser assim com estes.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto tangenciou o tema, pois praticamente não explorou a problemática imposta pelo recorte temático. Além disso, melhor organize suas ideias tendo em vista a clareza de sua produção. Atente ao correto uso dos sinais de pontuação e às normas ligadas à modalidade escrita. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |