São muitos os políticos que querem beneficiar-se e realizar os seus sonhos quando esquecem que foram eleitos para melhorar o lugar onde vive e as condições das pessoas, mas também são muitos os que têm vocação e melhoram o país, a cidade ou o município, entram na política e faz a diferença.
Há muitos anos os cidadãos de todo o mundo podem votar, mas parece que sempre erram nas escolhas, será que o erro está nos políticos ou nos cidadãos? Assim como há políticos que tem vocação, e os que escolhem a política para ter uma profissão somente pra [para] beneficiar-se, há também cidadãos que votam por obrigação, só para cumprir o seu papel perante as eleições e as leis, os que votam em troca de benefícios e outros que são a minoria, votam com a esperança de que algum dia alguém possa mudar a realidade da política.
Nos anos que se seguem, políticos entram e saem, fazem algumas coisas para a população e conseguem ser corruptos, desviam verbas, como é o caso de políticos guardando dinheiro em cuecas, meias, maletas, e investindo o dinheiro em ações, colocando no nome de outra pessoa para não serem descobertos.
Mas nada fica escondido, pois durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva aconteceu muitas coisas, como compra de votos, desvio de verbas, que gerou um escândalo em todo o país, prendendo vários ministros corruptos. Lula não teve nada a ver com isso e pediu desculpas, declarando que não tinha conhecimento sobre estas práticas inaceitáveis. Enfim, este ano esta havendo o julgamento do mensalão e esses ministros corruptos que só procuraram o enriquecimento individual então pagando por isso.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações válidas, porém ao se prender a outras questões deixou de realizar uma análise crítica e mais aprofundada da problemática imposta pelo recorte temático. Cuidado para não perder o foco do tema. Além disso, dê uma conclusão para seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |