Na sociedade contemporânea em que vivemos, alguns valores e virtudes que deveriam ser inerentes ao ser humano, são [humano são] – como nunca antes – deixados em segundo plano em função da obsessão do homem pelo “poder” e pelo “ter” - quase que intrínsecos ao ser humano -, acentuando o individualismo nas relações sociais.
Muito se discute acerca da vocação para o ingresso na carreira política. É notório que as exigências do capitalismo e a maneira como tudo se modifica velozmente no mundo globalizado, faz [globalizado fazem] com que as pessoas se “desvinculem” de suas verdadeiras vocações, para inserirem - se no mercado de trabalho, criando [,] assim, uma forma subjacente de subsistência – nem sempre querer é poder.
Rotineiramente deparamos com profissionais formados exercendo diferentes funções, em diversos seguimentos profissionais. Há registros de garis – profissional importantíssimo no processo de limpeza urbana, todavia, mal remunerado e desvalorizado socialmente - com formação superior em engenharia, advocacia, entre outros.
A corrupção do homem desacreditou politicamente significativa parte da sociedade, e gerou um estado de anomia, resultando num inconsciente coletivo “apolítico” (Brecht chamaria de “analfabetismo político”). A política, entretanto, tem enraizada em sua verdadeiraessência, a [essência a] preocupação com a coletividade, ou seja, com os interesses e anseios do povo. Por mais que seja configurada como em exercício de trabalho – “superfaturadamente” remunerado, por sinal - a função parlamentar vai muito alem [além] do exposto; trata-se de vocação para fazer o bem, de exercer a abnegação e o altruísmo em detrimento da subjetividade – predominante nos relacionamentos sociais.
Nesse sentido, é inaceitável a “profissionalização” da política, na medida em que esta está diretamente ligada à vocação por excelência do indivíduo. Assim, torne-se necessária uma mobilização social para que, de posse desse movimento, possamos criar mecanismos para reverter esse trauma coletivo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações válidas em torno da questão. Todavia, atente às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. No mais, extrapole o recorte temático para comprovar sua tese. Mobilize diferentes vozes, fatos e exemplificações, enfim.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |