Aristóteles preconizava que o homem é um ser eminentemente político. Com a evolução do ser humano e a sua adequação a uma sociedade mais complexa, os interesses e a ordem dos que a constituem, necessitaram serem [constituem precisaram ser] reguladas por representantes que, geralmente, passaram a ser escolhidos pela maioria. Porém, nem todos [todos os] políticos compreendem o poder de seu cargo e se envolvem no mau uso que ela proporciona.
A democracia brasileira permite a escolha dos representantes pelo povo. Assim sendo, a crise de escândalos políticos vigentes no Brasil não se deve somente a aqueles [àqueles] que a promovem, mas também e principalmente a quem os escolhe, o povo. Cerca de 25% da população brasileira se ausentou nas ultimas eleições e, juntamente com o voto nulo e a compra de votos, práticas comuns em qualquer eleição, demonstra o desinteresse da população, que se contém apenas em criticas [críticas] generalizadas, sem agir efetivamente.
Além do mais, a maioria da população não tem sem [senso] crítico e isso se reflete no panorama atual. Muitos representantes usam o poder político para se promoverem, sem respeitar os que o elegem. Felizmente, em qualquer época, sempre haverá um “Joaquim Barbosa” ou uma organização social, como o dos Caras Pintadas, que serão capazes de pôr em pratica [prática] políticas como a da Ficha Limpa.
Qualquer um, portanto, pode ser político, mas poucos serão capazes de compreender tal poder. Os sofistas de hoje são os professores de escolas, principalmente os de escolas públicas. Por isso [,] a educação é uma problemática, por ser regulada por políticos que desprezam os sofistas do século XXI . A ética define o direito e representa a vontade da maioria do povo, sendo assim, movimentos como o dos Caras Pintadas da década de 1990 podem ser, juntamente com a educação familiar, já que a pública é controversa, a base para o entendimento do ser político homem.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações válidas, todavia, você poderia ter melhor discutido a dualidade proposta entre político por vocação e político por profissão. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea para nortear suas ideias. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |