Falar sobre política é algo complexo, principalmente se nos restringirmos a ''ser político por vocação ou por profissão?''. Para discutirmos sobre este assunto primeiro devemos entender a definição de vocação - termo derivado do verbo no latim de ''vocare'' que significa chamar. A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo.
Olhando para os políticos do Brasil, percebemos que há muita malandragem entre eles, há muito ''jogo sujo'', políticos que se vendem por dinheiro, temos como exemplo o mensalão, que hoje anda em julgamento. Seria culpa do mau costume, em que nossos antepassados, os políticos portugueses, viviam assim, da política corrompida, passando para as gerações seguintes? Ou seria falta de vergonha? Vendo pessoas passarem necessidades, não tendo saneamento básico, o alimento para seus filhos, nem mesmo moradia. A onde [Aonde?] estão aqueles políticos como Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, que lutaram pelos seus ideais até a morte. [morte?]
Querendo ou não política é uma profissão, exige tempo integral, exige pessoas cultas, mas que sejam humildes, pessoas que tenham sentimentos, que tenham vocação para isso e que não pensem apenas em sim [si] mesmas, mas sim no futuro da nação, nas gerações que irão vir e que eles tenham oportunidades de usufruir dos bens da pátria, como educação, moradia, saúde, emprego e assim fazer o país crescer mais e mais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. No entanto, poderia ter realizado uma discussão mais ampla da questão, sua análise permaneceu no âmbito do superficial. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |