Quando se fala em política logo nos vem à mente uma coisa [algo]: escolher o melhor candidato. Porém, outras questões já entram em jogo: como escolher o melhor candidato? Ele é honesto? É corrupto? Como avaliar seu perfil? Esses são alguns dos pontos avaliados pelos eleitores.
No momento de eleições, podemos ver o quanto são difundidas propostas e planos de gestão por parte dos candidatos. Tudo isso para convencer o eleitor. Isso é fato. Vemos que alguns deles têm experiência e trabalham nessa área porque gostam. Entretanto, alguns estão envolvidos na política por interesses pessoais. Talvez esse seja o motivo de tanta corrupção.
São notórios os casos de ilegalidade por parte dos políticos. Os noticiários apresentam um leque de fraudes e ações corruptas. Em meio a tantos casos assim, vemos que políticos entram na gestão apenas para receberem status e atacarem as verbas públicas.
Por outro lado, existem aqueles que trabalham em prol de uma sociedade melhor. Buscam conceder à população os benefícios que lhes são por direito, ofertados. Não apenas isso. A luta por um país melhor faz parte dos ideais deles e como resultado vemos o desenvolvimento sendo encadeado.
É possível uma explicação para isso: alguns nascem para a política, outros não. A partir do momento em que um político se dedica às suas atividades e luta por uma democratização justa, a população se beneficia. Ele sabe o que está fazendo e tem respaldo para isso. Porém, se um político está representando a sociedade por status e não por vontade, não adianta. O resultado é o que vemos: pura corrupção.
Mudar a situação é uma medida. Quem dera, se os governos aderissem a um plano de fiscalização dos perfis dos candidatos, com certeza, não estariam nos representando pessoas que não possuem experiência para isso. Para se governar uma nação com fidelidade, faz-se necessário um planejamento das atividades e a avaliação de vocação para a política deve ser um fator predominante nisso. Há uma diferença entre vocação e vontade. Cabe a nós e, principalmente, aos governantes, avaliar [governantes avaliar] e diferenciar aqueles que nos representam positivamente ou de forma corrupta.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e precisa, além de ter feito uma boa reflexão em torno da problemática imposta. No entanto, a fim de dar força à sua tese, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar! Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |