Pensando nos candidatos que realizaram a prova do Enem neste mês, o Banco de Redações de dezembro terá o mesmo tema da redação da 2ª aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O nosso objetivo é que você possa ter o o texto que produziu para o Enem avaliado pela nossa equipe. Aqueles que não fizeram a prova também podem encaminhar seu texto e descobrir como se sairia diante desse desafio. Assim sendo, o tema do Banco de Redações do mês de novembro é o seguinte: Caminhos para combater o racismo no Brasil.
Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros meios, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
ATENÇÃO: o Banco de Redações mudou. Agora as redações serão corrigidas com base nos termos do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
7) Cópia do texto motivador
Cronograma para envio de redações:
1º período: 8 a 15
2º período: 16 a 22
3º período: 23 a 29
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em novembro de 2016? Acesse a correção neste link.
Redações corrigidas