Diferentes raças, mas a mesma espécie - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 15/12/2016

Status:

Corrigida
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Algumas vezes intencionalmente, outras vezes desapercebidamente [vírgula] o povo brasileiro, povo esse extremamente miscigenado e com uma grande população de negros fora do continente africano, promove algum tipo de racismo contra os negros.

Seja esse preconceito, esse racismo velado, isto é, com palavras pejorativas e de ódio ou disfarçado [vírgula] como é o caso de muitas frases e ditos populares que desde a nossa infância ouvimos como: “Aquele negro tem a alma branca”; como se por ele ser negro sua alma também tivesse que ser negra; ou a frase “Aquele negro é um negro honesto”; como se todo negro fosse desonesto, pois embora a grande maioria da população carcerária no Brasil seja em suma negra, isso não pode causar generalizações do tipo todo negro é bandido, assim como nem todo branco é honesto, pois também a brancos criminosos. E muita gente repete essas frases à [a] vida inteira como se fossem elogios, quando na verdade não são.

Mas qual o caminho para se acabar com esse preconceito, esse racismo? A verdade é que não há apenas um caminho, há vários [vírgula] e o primeiro deles é o respeito; o respeito pelo próximo não importando o quão diferente ele pareça, respeito, pois sem ele achamos que o outro não tem os mesmos direitos que nós, respeito, pois sem ele julgamos sem conhecer.

Outro caminho é pensar, pensar como seres pensantes que somos como nos sentiríamos se fossemos [fôssemos] discriminados, ofendidos; E também a justiça, esse é outro caminho, mas não a justiça da forma falha como é feita, mas a justiça, [sem vírgula] de incluir todo cidadão na sociedade com direitos e deveres, a justiça de punir com rigor a perversidade impostas [imposta] aos negros, a justiça de trata-los [tratá-los] como iguais [vírgula] não importando a cor de suas peles, pois [vírgula] apesar das diferentes raças do ser humano, todas elas pertencem à mesma espécie: a humana.

Comentários do corretor


O texto revela domínio razoável da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de alguns problemas linguísticos. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática, e há muitos períodos longos e problemas com pontuação.

Procure extrapolar o senso comum ao desenvolver um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

  • A frase destacada em vermelho soa preconceituosa.

Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200