Inclusão social contra o racismo e a injúria racial - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 15/12/2016

Status:

Corrigida
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Desde o principio da civilização os negros e os índios são escravizados [vírgula] e os brancos ?[vírgula] os senhores de terra. A sociedade é alicerçada á [à] base da exploração e crime; é o que vemos quando os portugueses exploraram a África e o Brasil.

O que outrora foi encoberto por questões políticas, hoje é escancarado em empregos, universidades, estádios de futebol, entre outros.

O racismo vem se tornando algo “cultural” que passa de pai para filho e de geração em geração, montando uma sociedade tão desigual e em tantos quesitos.


Remontando nosso passado desde os primórdios da civilização ?[vírgula] podemos identificar que nossos ancestrais são provenientes da África, sendo-o em comum com os macacos. Portanto ?[vírgula] sendo todos nós brancos, negros, chineses, indígenas, americanos, todos nós temos um ser oriundo do Continente africano (onde a maioria é negra).

Contudo o racismo só chegara [chegará] de fato ao fim quando leis forem aplicadas àqueles que afetam as vidas de outras pessoas através [por meio] de ofensas descabidas e sem fundamentos históricos, ?[sem vírgula] e através da inclusão social. Onde negros, indígenas, etc. ?[vírgula] pudessem frequentar escolas igualmente [como os] brancos, empregos fossem mais acessíveis a todas as classes sociais e diferentes grupos étnicos, sendo a inclusão social uma questão de cultura e instituição, com o negro sendo valorizado e não discriminado, com religiões sendo respeitas [respeitadas] e opções fossem [sendo] mais toleradas, pois é dever do Estado abranger e incluir á [a] todos á [a] um convívio social.

Comentários do corretor


O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo, além de muitos problemas linguísticos. O tema é desenvolvido de forma superficial, os argumentos são inconsistentes e há muitos problemas de estruturação das ideias.

  • Não somente índios e negros foram escravizados aos longo da História;
  • Não deixe frases soltas ao longo do texto.

Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200