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Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 16/12/2016

Status:

Corrigida
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O racismo consiste na atribuição de uma relação direta entre características biológicas e qualidades morais, intelectuais ou comportamentais, implicando sempre em uma hierarquização que supõem [supõe] a existência de raças humanas superiores e inferiores. Fatores como a cor da pele ou o formato do crânio são relacionados a uma série de qualidades aleatórias, como a inteligência ou a capacidade de comando. Discursos racistas historicamente têm servido para legitimar relações de dominação, naturalizando desigualdades de todos os tipos e justificando atrocidades e genocídios.

O Brasil é um país marcado pelo racismo como sistema, uma forma de organização social que privilegia um grupo em detrimento de outro. O genocídio dos povos indígenas e o sequestro, escravização e desumanização dos africanos e seus descendentes nascidos aqui ocupam boa parte da história do país. São fatos que deixaram consequências profundas tanto na forma coletiva de pensar, [sem vírgula] quanto nas condições materiais dos descendentes desses povos. Apesar de negros e pardos constituírem a maioria da população, sua presença é minoritária nas classes sociais mais abastadas, nos espaços acadêmicos, nos postos de chefia e nas profissões bem remuneradas.

O rascismo sobrevive e somente com investimentos na área de educação e a punição severa para atos discriminatórios podem diminuir cada vez mais a ideologia racista predominante. A melhoria do ensino público pode diminuir a diferença entre a média da população de quaisquer [qualquer] raça que consiga atingir o ensino superior. A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Porque como disse Nelson Mandela (Ex presidente da Africa [ex-presidente da África] do Sul, ganhador do Nobel da paz [em]1993 e primeiro presidente negro Sul-africano.) [:] Quem aprendeu a odiar pode ser ensinado a amar. Amar sempre pode dar certo.

Comentários do corretor


O texto revela bom domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. O tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos são consistentes e não há problemas de estruturação das ideias. Há uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeita os direitos humanos.

O que faltou?

Mais exemplos e fatos para comprovar suas ideias.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200