Rumo a Tolerância - Banco de redações


Caminhos para combater o racismo no Brasil

Enviada em: 14/12/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil ?[vírgula] o racismo é uma das [um dos] principais entraves, levando em conta que somos uma nação pluralista onde a diversidade cultural é nossa marca registrada. Na nossa sociedade, podemos colocar em ênfase como tipos de intolerância, ?[sem vírgula]  o modo como parte da população trata os: homossexuais, negros e o movimento feminista ?[vírgula] que trouxe outras concepções culturais no nosso meio social.

Os homossexuais são cidadãos, ?[sem vírgula]  que sofrem, ?[sem vírgula]  e já sofreram grande discriminação por uma parte da sociedade. Já houve relatos nos Jornais, ?[sem vírgula]  que [eles] foram agredidos tanto fisicamente [física] como moralmente, lesando assim seu subjetivo, amedrontando-os de forma que a única alternativa que ira resta-lhes será [lhes resta] esconder-se.

Deve-se falar também dos negros, pois e [e] um povo que sofreu tratamento desumano na época da colonização. Com isso, vem recebendo respaldo e reconhecimento por parte do governo. No entendo [entanto], ainda pode-se [se pode] notar um grande despeito a sua imagem no âmbito social. Um fator relevante que podemos citar são os empregos privados, onde quase não se ver [vê] pessoas negras, tendo assim poucas oportunidades. Além disso, a maioria da população pobre é composta por negros.

Já as mulheres, ?[sem vírgula]  vinham sendo dominadas por uma classe patriarcal onde a autoridade em casa é o homem, todavia, como podemos ver nesse logo [longo] processo de evolução cultural, as feministas ganharam espaço de forma que as disparidades não fosse mais obstáculo [não fossem mais obstáculos] entre os dois sexos. Pode-se dispor como exemplo, a [exemplo as] conquistas que vem [vêm] almejando [alcançando] no mercado de trabalho, como por exemplo: a disponibilidade de vagar no Exercito Brasileiro, na função de Combatente Logística, direito adquirido recentemente.

Portando, para ensejamos uma sociedade harmônica e igualitária, devemos prezar para a tolerância, aceitando o que é diferente de forma á [a] respeitar o próximo. Além de ter como principal objetivo a endoculturação jovem, de forma [a] ensinar conviver integramente com seus semelhantes. ?[vírgula]  Tendo também, ?[sem vírgula]  o governo de criar leis, ?[sem vírgula]  para que ocorra [ocorram] palestras, atos que trarão um enorme ganho para sociedade.

Comentários do corretor


O texto abordou várias questões paralelas que não são o foco do tema proposto, que era o "Combate ao racismo no Brasil". O texto revela domínio precário da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo. Os argumentos são inconsistentes, pois há pouca comprovação prática. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar factualmente.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200